Coleções

47. Coleção Itens BibFlora 47. Coleção Itens BibFlora

Após o login, e ao clicar no item do menu coleções o usuário terá uma visão de todas as coleções existentes na instalação do Tainacan a qual se cadastrou.

1. Área Superior:

Apresenta a busca, o menu de coleções, tanto para exploração quanto para a criação de coleções, assim como o menu referente ao usuário em questão.

Esse menu apresenta uma diversidade de opções para o compartilhamento de coleções ou itens de uma coleção, desde o compartilhamento em redes sociais quanto a exportação de dados em .CSV, .JSON ou .RDF.

De modo geral o item acima faz com que o usuário tenha a opção de compartilhar suas coleções através das mídias sociais além da integração que é proporcionada pelas e exportação de arquivos que contemplam os atuais padrões web relacionados a informação e semântica.

3. Filtro de Coleção:

O filtro de coleção serve como uma forma de organização para visualização dos itens. É possível ver todas as coleções, ou somente as coleções criadas pelo usuário caso exista alguma.

4. Categorias:

Esta coluna pode armazenar diferentes tipos de filtros, tanto para coleção quanto para os itens de uma coleção, aqui estão representadas as categorias existentes nas coleções desta instalação do Tainacan, sendo possível filtrar as coleções a partir dessas categorias

O Tainacan traz diferentes formas de classificação dentro de uma coleção, essa classificação serve como facetas de busca, que enriquecem a utilização da ferramenta pelo usuário e facilita a construção do repositório para o dono de uma coleção. As categorias são uma forma de classificação comum que auxiliam na distribuição do conteúdo de acordo com as necessidades da coleção, por sua vez as “tags” servem como indicadores de conteúdo, demonstrado a partir de pequenas palavras o contexto dos itens de uma coleção.

5. Disposição de conteúdo:

A partir dos filtros apresentados no ponto quatro é possível alterar a forma de apresentação de itens de uma coleção, sendo esses apresentados, por diferentes ordens

A ordenação de uma coleção pode seguir diferentes padrões sendo alguns deles já predefinidos, como no caso da ordenação por itens mais recentes, que mostra os itens de acordo com a data de criação, podendo-se utilizar também metadados para a ordenação dos itens, um exemplo seria utilizar a votação dos itens como ordenação o que traria os itens mais votados como sendo os primeiros a aparecer para o usuário. Dessa forma a ordenação pode ser configurada consoante as necessidades do dono da coleção.

6. Abas de Seleção:

Estas abas apresentam de maneiras distintas os itens de um repositório, a representação acima temos a classificação de todas as coleções do repositório, caso se clique em itens. serão classificados todos os itens que estão em todas coleções do repositório.

A listagem de itens mostra todos os itens de todas as coleções, pois o filtro de coleção apresentado no item três está setado desta forma, caso seja alterado para minhas coleções serão apresentados apenas os itens existentes em suas coleções.

7. Paginação:

Opção de navegação pelas páginas de itens.

8. Itens:

Os itens podem ser coleções em casos onde se tenha uma visão geral do repositório, ou objetos de uma coleção, em uma visão geral da coleção.

Importante: A coleção principal pode ser acessada a partir do menu coleções